Skip to main content
search
0
Sem categoria

Cervejas que evoluem: Straffe Hendrik Heritage 2018

Straffe Hendrik Quadrupel - blog

Para alguns será uma surpresa, para outros nem tanto. As cervejas, à semelhança de outras bebidas fermentadas como o vinho, também evoluem em garrafa e estagiam em barricas. Uma cerveja estilo Barrel Aged é um blend harmonioso entre o estilo da cerveja base selecionado pelo brewmaster com as características da evolução da cerveja em contacto com a madeira das barricas e, no caso das Barrel Aged Flavoured Beers, com as características que esta assumiu por ter sido previamente usada para fermentar vinho, conhaque, licores ou outras bebidas ricas em aromas e sabores.

As cervejas resultantes deste processo são cervejas muito ricas nos aromas e paladar, geralmente complexas e que se podem guardar por longos anos, se bem que é difícil resistir-lhes… 

Este mês, apresentamos duas cervejas de exceção, vindas da Holanda e da Bélgica e que representam décadas de tradição cervejeira ao mais alto nível.  Comecemos pela Bélgica, e mais concretamente pela lindíssima cidade de Bruges.

Straffe Hendrik Heritage 2018 

A Straffe Hendrik Heritage é uma cerveja que tem por base a Straffe Hendrik Quadrupel. Cada edição é envelhecida, pelo menos, durante um ano, em barricas que antes contiveram diferentes bebidas e que são cuidadosamente selecionadas pelo brewmaster. Estas barricas podem ter diversas origens: Bordeaux, Cognac, Armagnac, Rum, Porto. Por exemplo, em 2015  a cerveja foi envelhecida em barricas de Armagnac e em 2016 foram usadas barricas de Rum. O envelhecimento confere à cerveja um paladar licoroso e bastante complexo, que pode ter notas de Porto ou Madeira e de frutos escuros. 

Para a edição de 2018, foram então escolhidas barricas de madeira nova, carvalho americano e os brewmasters da Brouwerij De Halve Maan desenharam um blend único, combinando edições anteriores da Heritage que tinham por sua vez estagiado em barricas de origens distintas.

O resultado é sublime! A combinação do sabor condimentado e amargo da Quadrupel com a subtileza do vinho e da madeira das barricas é inimitável. Podem ser encontradas notas de alcaçuz e frutas escuras como passas, ameixas e figos. Como a cerveja refermenta em garrafa,  pode ser conservada por muitos anos e durante todo esse período continuará a evoluir, as notas amadeiradas do vinho tornar-se-ão mais evidentes pois os taninos formam um sabor harmonioso com os aromas de maltes especiais.

Os beer lovers apreciarão uma “prova vertical” em que é possível comparar as diferentes edições desta cerveja. A Heritage é uma engarrafada apenas uma vez no ano e em quantidades limitadas, as garrafas são numeradas. Apresenta-se aqui numa caixa de madeira para 3 garrafas 75cl, um presente de luxo para apreciadores.

Straffe Hendrik Quadrupel & Heritage: o parceiro ideal para food pairings

A Straffe Hendrik Heritage é uma cerveja muito gastronómica e é frequentemente usada por Chefs nas suas criações. Na verdade, muitos chefs conhecidos de Bruges incluindo, por exemplo, o Chef Gert De Mangeleer do restaurante com três estrelas Michelin, Hertog Jan, ou o L.E.S.S., usam cervejas de De Halve Maan nas suas receitas e harmonizações.  A Straffe Hendrik Heritage é uma combinação excelente com pratos fortes e condimentados de carne e caça e queijos com muito carácter. Faz também um pairing perfeito com foie gras e chocolate negro. 

Uma família de cervejas fortes e complexas

A família Straffe Hendrik, para além da Straffe Hendrik Quadrupel e da edição especial Heritage, inclui a Straffe Hendrik Tripel e ainda a sazonal Straffe Hendrik ‘Wild’ Tripel’. Todas têm um alto teor de álcool e são muito ricas no aroma e paladar. São fabricadas com um blend de maltes especiais da melhor qualidade e têm uma evolução excelente ao longo de vários anos. O lúpulo está presente e equilibra o elevado grau alcoólico e o amargo de uma forma muito subtil. 

A história da Brouwerij De Halve Maan

Em 1981, uma obra de arte para o santo padroeiro dos cervejeiros foi inaugurada em Bruges. O Presidente da Câmara à época, pede então a Henri Maes IV e à sua filha Véronique, da Brouwerij De Halve Maan, que desenhem e produzam uma cerveja especial em homenagem às festividades que acompanham a inauguração da estátua de Santo Arnaldo. A cerveja foi de tal forma apreciada que passou a incluir a gama corrente da cervejeira.

Esta cerveja forte e bem lupulada, recebeu o apropriado nome  de Straffe Hendrik, referindo-se aos muitos Henri/ Hendrik na família Maes. Por tradição na família, em todas as gerações um filho é batizado Henri ou Hendrik, traduzido como Henrique na nossa língua. Podemos dizer que a Brugse Zot faz uma homenagem à população de Bruges e a Straffe Hendrik homenageia a tradicional família cervejeira. A marca foi vendida no final dos anos oitenta para fora de Bruges mas, em 2008, Xavier Vanneste recuperou os direitos da Straffe Hendrik e continua a liderar a cervejeira até aos dias de hoje.

Ficha Técnica

Família: Ale
Origem: Bélgica
Estilo: Barrel Aged
ABV (Alcohol by Volume): 11.00%
Volume: 75 cl
Marca: Straffe Hendrik

Notas de Prova

Cor: Castanho escuro, intenso.
Paladar e Aroma: Maltes torrados, alcaçuz e frutos escuros. Corpo pleno.
Espuma: Colarinho robusto e persistente, bege.
Copo sugerido: Cálice de pé alto.
Temperatura de Serviço: 8ºC
Sugestão de Harmonização: Foie Gras

Bárbara ? Beer
barbara@syndicato.pt 

Deixe um comentário

Seleccione um ponto de entrega