Skip to main content
search
0
Sem categoria

10 pairings para os pratos típicos de Natal

No Natal as mesas estão cheias de iguarias, para os dias e para as noites esperam-se longas conversas, boas comidas e melhores cervejas! ?? A escolha da cerveja certa para aquele prato especial (e vice-versa!) é mesmo importante para que o resultado final seja uma refeição espetacular e memorável!

Selecionámos por isso 10 cervejas que fazem um pairing excelente – por semelhança ou contraste – com as típicas iguarias natalícias. O sucesso de um pairing depende de vários fatores que ultrapassam a química ou física dos alimentos, e que se prendem muito com o gosto pessoal de cada um.

Na preparação das refeições e/ou da degustação há que ter em atenção as temperaturas de serviço, não só das cervejas mas também dos pratos a servir, e que influenciam muito a experiência como um todo. Saiba mais sobre o Serviço da cerveja neste artigo Servir cerveja em 4 passos.

Boas Festas e Bom Apetite! ??

 

Chimay Cinq Cents pairingChimay Cinq Cents & Marisco da nossa costa

Os aperitivos são muito importantes para orientar a restante refeição. Para receber família e amigos recomendo a Chimay Cinq Cents, a edição comemorativa dos 500 anos da Ordem Cistercense de Chimay. Uma edição especial com um sabor frutado a especiarias, perfeitamente equilibrado com um ligeiro amargor e aroma a lúpulos.

Dada a sua complexidade e secura final, a Chimay Cinq Cents é indicada para aperitivos e acompanha na perfeição queijos secos e mariscos.

 

 

 

Bitburger & Bolinhos de BacalhauBitburger pairing

Os Bolinhos de Bacalhau, tão característicos do Norte de Portugal, gosto de acompanhar com uma BITburger Premium Pils, seca e amarga para contrastar com a fritura estaladiça.

A Bitburger é o exemplo acabado de uma pilsner, produzida hoje de acordo com a Lei da Pureza de 1516 e com recurso aos melhores ingredientes – não contém aditivos nem nenhum cereal não maltado, como milho ou arroz. É uma combinação entre arte, técnica alemã e ciência cervejeira perfeitas.

 

 

 

 

Duvel & Bacalhau assado no forno

Para o primeiro Rei da noite de Consoada, o Bacalhau, que se quer em postas competentes, cozido no ponto de se lascar ainda com a gordura gelatinosa, tão saborosa, sugerimos uma Duvel, em garrafa de 75 cl ou até a garrafa Magnum de 1,5 l. O equilíbrio do CO2 e a secura desta Belgian Strong Ale é ideal para enaltecer a nobreza do fiel amigo.

 

 

 

 

 

averbode-pairing

Para o bacalhau a Averbode será igualmente uma excelente opção. É uma cerveja clara, deliciosa, picante no nariz, cítrica e bem carbonatada. Tem um final de lúpulo amargo e fresco que seca os maltes mais doces, tornando-a refrescante e muito drinkable, mesmo com ABV elevado (7,5%) e um bom pairing para o Bacalhau assado muito bem regado com um bom azeite.

Obrigatório no almoço de Natal é também a Roupa Velha |Farrapo Velho, e para esta iguaria de bacalhau a companhia perfeita é a Chimay Triple ou a sua versão Magnum Chimay Cinq Cents, pois o amargor desta Trappist Triple combina muito bem com os sabores do Bacalhau, Legumes e Azeite deste prato tão querido do nosso Natal.

 

 

 

 

 

Tripel Karmeliet & Ganso ou Pato assado no Forno

Se a opção for por um Ganso ou um Pato assado, o pairing ideal é a Tripel Karmeliet!

A Tripel Karmeliet é o resultado de um trabalho intenso e apaixonado, que precisou de 7 gerações, 3 grãos e uma receita centenária para chegar àquilo que podemos considerar hoje, uma cerveja perfeita. Uma das cervejas mais icónicas da Bélgica, produzida pela Bosteels que já ganhou inúmeros prémios como o World Beer Awards 2020 – Silver, o Asia Beer Challenge – Gold e o The International Beer Challenge – Gold.

A Tripel karmeliet é uma cerveja completa e requintada, com boas notas a cereal e frutas de outono, servida idealmente em garrafa de 75 cl, pois não só a ocasião é de festa e de partilha, como a beleza da garrafa serigrafada enaltece qualquer mesa de refeição. O Copo desta cerveja é magnífico.

 

 

 

Cabrito ou Lombo assado no Forno

Nalgumas zonas do nosso país, o  Lombo de porco assado marca também a mesa de Natal e, para estas carnes vermelhas mais adocicadas a Delirium Nocturnum . A cor castanho-avermelhada desta Dark Strong Ale para além de intensa permite antecipar as notas de moka, café e caramelo. Com um ABV de 8,5%, a Delirium Nocturnum consegue um equilíbrio perfeito entre amargor, acidez e doçura.

Para além destas carnes, as suas especiarias vão fazer sobressair ainda mais a riqueza do famoso Bolo-Rei, além de que é perfeita para os frutos-secos que não podem faltar em qualquer mesa nesta época. Excelente também para sobremesas com frutos vermelhos. Mas já lá vamos…

 

 

 

Straffe Hendrik Quadrupel & Rabanadas

 As clássicas Rabanadas, com ou sem calda, fazem o “perfect-match” com a Straffe Hendrik Quadrupel.

Nesta Quadrupel o lúpulo está bem presente e equilibra o elevado grau alcoólico e o amargo de uma forma muito subtil. A Straffe Hendrik Quadrupel  harmoniza também muito bem com carnes vermelhas e pratos bem condimentados e é um par perfeito para chocolates.

 

 

 

 

St-Feuillein Oak Aged & Bolo-Rei

Para o segundo Rei da consoada, o Bolo rico em frutas cristalizadas, sugerimos a recém-chegada  St-Feuillein Oak Aged uma cerveja de alta-fermentação tipo de Abadia, escura e densa, não-filtrada e que refermenta na garrafa. A infusão com lascas de carvalho durante a maturação realça as notas amadeiradas da baunilha, caramelo e coco.

 

 

 

 

 

Insel Baltic Stout & Merengue de Banana dos Açores

Para numa combinação arrojada o Merengue de Banana dos Açores, deve ter a companhia da nova Insel Baltic Stout . Esta Imperial Stout oferece um bouquet cativante de chocolate e café turco, é suave, quente e a alta percentagem de maltes de aveia e trigo torrados resulta numa cerveja muito cremosa. É também um excelente pairing para chocolate amargo ou para o Bolo-Rei.

 

 

 

 

Schneider Weisse Aventinus Eisbock & Queijos + Digestivos

Há quem dispense os doces e vá direto aos queijos! Impossível esquecer os queijos dos Açores, um S. Jorge de 18 meses é lindamente acompanhado pela Schneider Weisse Aventinus Eisbock. A Aventinus Eisbock é produzida recorrendo a um processo de congelação, que segue uma receita especial que também lhe retira parte da água, e através do qual se chega a um corpo macio e elegante, mas ainda assim intenso.  Na boca encontra sabores picantes de ameixa, banana e cravinho com notas de amêndoa amarga e maçapão. É excelente como digestivo, experimente também com Tiramisu. Para queijos semi-duros como um Queijo de Nisa Chimay Cinq Cents será igualmente um pairing superlativo, com o seu sabor frutado, notas florais e nuances de especiarias equilibradas pela doçura do malte.

 

Espero que aprecie estas sugestões.
Boas provas e bom apetite ?

Bárbara Pimenta
Co-Founder & Beer Enthusiast

Deixe um comentário

Seleccione um ponto de entrega