Ficha Técnica
Nesta Seleção Natal: Cervejas e Harmonizações, destacamos 6 cervejas e as suas harmonizações com pratos que vão dos aperitivos às sobremesas, e algumas sugestões adicionais. Como sempre realçamos, escolhas mais ou menos bem conseguidas, dependem em muito do gosto pessoal, do estado de espírito e da temperatura ambiente e de serviço quer das cervejas, quer dos pratos, sem nunca esquecer o tipo de copo.
Sugestões de Harmonização
Aperitivos
Para o Camarão da Costa a La Trappe Isid’or é uma excelente opção, perfeitamente equilibrada, combina as notas florais com frutas maduras.
Bacalhau com todos
Para o primeiro Rei da noite de Consoada, o Bacalhau, que se quer em postas competentes, cozido no ponto de se lascar ainda com a gordura gelatinosa, tão saborosa, sugerimos a Duvel, em garrafa de 75 cl . O equilíbrio do CO2 e a secura desta Belgian Strong Ale é ideal para enaltecer a nobreza do fiel amigo.
Carnes Brancas
Seja na Consoada ou no almoço do Dia de Natal, há quem também escolha um Ganso ou um Pato assado, e neste caso o pairing ideal é a Tripel Karmeliet! Uma cerveja completa e requintada, com boas notas a cereal e frutas de outono, servida idealmente em garrafa de 75 cl, pois não só a ocasião é de festa e de partilha, como a beleza da garrafa serigrafada enaltece qualquer mesa de refeição. O Copo desta cerveja é magnífico.
Carnes Vermelhas
Nalgumas zonas do nosso país, o Cabrito e o Lombo assado são presenças assíduas na mesa de Natal e, para estas carnes vermelhas, impõem-se a nobreza de fermentações mais musculadas como a La Trappe Quadrupel .
Nota: A 3 Rules Authentic Trappist, a Collab entre a La Trappe (NL), a Tynt Meadow (UK) e a Zndert (NL) lançada em novembro deste ano, 2024, é uma cerveja típica Dubbel encorpada e perfeitamente equilibrada. Na boca caracteriza-se por um sabor completo que se vai apresentando em camadas de doce caramelo, de malte torrado e de um toque de turfa, combinado com notas subtis de especiarias e lúpulo. Ficará igualmente excelente com os sabores fortes das carnes vermelhas e caça.
Queijos
Antes de chegarmos aos doces, paramos ainda nas tábuas de queijos, e é impossível esquecer os queijos dos Açores, um S. Jorge de 18 meses é lindamente acompanhado pela Chimay 150 Anniversaire (Vert), a trappist mais recente da Abadia, com proeminentes notas de lúpulo que equilibram o sal e o picante desta joia insular.
Bolo-Rei, Doces
E finalmente as sobremesas, e o segundo Rei da consoada, o Bolo! Rico em frutas cristalizadas, pode ser acompanhado pela Delirium Christmas pois as suas especiarias e o after-taste ligeiramente amargo desta Belgian Dark Strong Ale vão fazer sobressair ainda mais a riqueza do famoso Bolo-Rei. A Delirium Nocturnum e a Maredsous Christmas serão também excelentes opções.
As Azevias de batata-doce do Alentejo sugerimos acompanhar pela La Trappe Isid´Or, e as clássicas Rabanadas, com ou sem calda, ficarão excelentes com a La Trappe Quadrupel que tem na sua força a sua maior elegância. Envolvente, intensa onde sobressaem tâmaras, caramelo e maltes torrados, perfumada e com notas quentes de baunilha, uvas passas e avelãs.
O Tronco de Natal ficará perfeito com a Maredsous Christmas e o seu bouquet de aromas de malte, como chocolate escuro e caramelo cremoso, com um toque de cappuccino. As especiarias emergem também no aroma desta cerveja, que nos brinda com toques de baunilha e anis-estrelado. Escura, rica e intensa é um pairing ideal para a gastronomia do Natal: pratos de carne robustos, queijos fortes e sobremesas doces, além de ser um digestivo perfeito.
Boas Festas!
Pedro Pimenta
Beer Sommelier & Honorary Knight The Knighthood of the Brewers’ Paddle
Ainda não existem avaliações.