Características da cerveja que equilibram e/ou realçam os sabores das carnes
- As cervejas com um corpo médio a encorpadas são adequadas às carnes grelhadas vermelhas mais pesadas.
- O amargo é importante, mas de forma a que não ofusque os sabores da carne.
- Os maltes tostados ou caramelizados que conferem notas de caramelo e café à cerveja, são um bom match para os sabores tostados das carnes, especialmente se grelhadas na brasa.
- O teor alcoólico deve ser equilibrado, sublinhando os sabores da carne mas sem dominar.
- A carbonatação moderada ajuda a limpar o paladar entre cada tipo de carne/tempero.
- Certos aromas, como lúpulo, frutas escuras, especiarias ou um toque defumado, podem realçar a experiência como um todo.
- Cervejas com um final mais seco ajudam a limpar o palato e as levemente adocicadas equilibram os sabores mais intensos.
Uma dica prática e rápida, de uma forma (muito) geral o pairing por cores também funciona: As cervejas escuras e maltadas são geralmente excelentes para carnes vermelhas e cervejas claras e mais leves para as carnes de aves.
10 estilos de cerveja para as carnes do seu Churrasco
Caso pretenda uma abordagem por estilos, selecionámos 10 estilos de cerveja que combinam bem com diferentes tipos de carnes e vão realçar os sabores do seu Churrasco. Conheça-os em seguida:
1. Belgian Blond Ale
As cervejas deste estilo são levemente doces, com notas de frutas e especiarias, e um final suave.
Combinam bem com: Carnes de porco, hambúrgueres e frango grelhado.
2. IPA (India Pale Ale)
As IPS são cervejas mais lupuladas e amargas, com aromas cítricos e/ou florais.
Combina bem com: Carnes vermelhas, como bifes e costelas, cortando a gordura.
3. Belgian Strong Ale – Quadrupel
Cervejas belgas fortes e complexas, com sabores de frutas escuras, caramelo e especiarias.
Combina bem com: Carnes grelhadas na brasa e pratos com molhos barbecue.
4. Stout
São cervejas escuras e encorpadas, com sabores de café, chocolate e malte torrado.
Combina bem com: Carnes vermelhas e pratos defumados.
5. Belgian Amber Strong Ale
Perfil de sabor equilibrado com notas de caramelo, frutas secas e especiarias.
Combina bem com: Carnes de porco e frango, especialmente com marinadas doces ou picantes.
6. Wheat Beer
Leves e refrescantes, com notas de citrinos e especiarias.
Combina bem com: Peito de frango, saladas e pratos mais leves.
7. Lager
As Lager são geralmente leves, crocantes e refrescantes, com uma carbonatação moderada.
Combina bem com: Carnes de aves e frutos do mar grelhados.
8. Saison
As Saison são um estilo originário da Bélgica, produzidas no inverno têm sabores frutados e especiados.
Combina bem com: Pratos de carne de porco e frango, especialmente aqueles com temperos complexos. 🍖
9. Weizenbock
Cervejas de trigo alemãs fortes, com sabores de banana, cravo e caramelo.
Combina bem com: Carnes vermelhas e pratos com molhos ricos.
10. Pilsner
As Pilsner são leves e refrescantes, com um amargor suave e alta carbonatação.
Combina bem com: Frango grelhado e salsichas.
Lembre-se, a combinação entre cerveja e comida é muito pessoal. Experimente diferentes estilos para encontrar a sua combinação perfeita.
12 cervejas perfeitas para um Churrasco
Conheça aqui as nossas sugestões de cervejas e, acima de tudo, divirta-se no próximo Churrasco ou jantar gastronómico!
1 Kasteel Donker
A Kasteel Donker é uma Belgian Strong Ale – Quadrupel e foi a primeira cerveja da Brouwerij Van Honsebrouck, é produzida desde 1989. É a mais gastronómica da gama Kasteel, apresenta uma cor linda e escura e uma espuma magnífica. É suave na boca, com notas de caramelo e tostado dos maltes. Os sabores profundos e complexos e o final longo fazem dela uma cerveja para apreciadores. Ficará excelente com carnes grelhadas na brasa e pratos com molhos barbecue.
2 La Rosa Lager
Do coração do Vale do Douro, vem a Lager mais refrescante, plena e equilibrada. A opção perfeita para um aperitivo num final de uma tarde quente ou para acompanhar uma refeição al fresco, de preferência a contemplar o Douro. Faz uma combinação excelente com conservas de peixe ou frutos secos.
3 Kwak
Uma cerveja que é o seu copo e mais! Baseada numa receita ancestral, a cerveja Kwak brinda-nos com elegantes toques de especiarias, misturados com notas de caramelo, banana e compota de laranja. Envolvente e refrescante a cerveja Kwak tem um final delicadamente amargo e persistente. Recomendamos que experimente acompanhar com um Risotto de açafrão ou Borrego.
4 Insel Pilsner Wet Hopped
A Insel Pilsner foi produzida segundo uma combinação de dois métodos tradicionais de produção de cerveja: O wet hopping e o envelhecimento em garrafa, o que lhe confere aromas frescos, elegantes e um final ligeiramente picante. Os lúpulos frescos combinam os seus aromas frutados com os aromas elegantes de ervas e notas florais. O sabor inicial é refrescante revelando-se levemente picante no final.
5 Vedett Extra White
Esta Vedett Extra White venceu os World Beers Awards em 2017 na categoria Wit (Witte) e não…não está desfocada, é mesmo assim turva! Surpreenda-se com a suavidade deste estilo, os aromas cítricos com toques de coentros. Perfumada com aromas tipo mel e um final seco
6 Bitburger
Bitte ein bit! O exemplo acabado de uma pilsner , produzida hoje de acordo com a Lei da Pureza de 1516 e com recurso aos melhores ingredientes – não contém aditivos nem nenhum cereal não maltado, como milho ou arroz. É uma combinação entre arte, técnica alemã e ciência cervejeira perfeitas.
7 Delirium Argentum
A Delirium Argentum é uma cerveja especialmente criada para comemorar os 25 anos da famosa Delirium Tremens! O aroma é encorpado, intenso com um toque de caramelo e que, juntamente com o amargor picante e cítrico, conferem complexidade a esta fermentação que tem um aftertaste ligeiramente amargo e persistente. Premiada por várias vezes, conquistou o Ouro no World Beer Awards de 2020|Bélgica.
8 Oedipus Thai-thai with Spices
A Oedipus thai thai tripel é condimentada e tem uns expressivos 8% ABV. É Uma ode às possibilidades mágicas de produção caseira. Uma tripel picante de sabores tailandeses com gengibre também tailandês (raiz de galanga), coentros e malagueta.
9 Brussels Beer Project Delta IPA
“Uma Bruxelas tropical” descreve bem a Delta IPA do Brussels Beer Project. Os lúpulos aromáticos trazem notas de lichia e maracujá antes de surpreender com um amargo saciante e que mata a sede. A levedura Saison confere-lhe o carácter belga com um toque picante e seco. Definitivamente “not your average belgian beer”! Sugerimos pairing com pratos picantes e bem condimentados como uma Massada de Marisco bem portuguesa, comida mexicana ou asiática.
10 Saison Dupont Dry Hopping
Uma Saison Dupont diferente todos os anos. Nesta versão Dry Hopping, temos um lúpulo diferente todos os anos e por isso uma cerveja diferente todos os anos! Este ano, o lúpulo escolhido foi o “Styrian Wolf”, que confere a esta cerveja aromas frutados mais intensos, como o maracujá. Acompanhe com uns pastéis de massa folhada!
11 Insel Baltic Farm
A Baltic Farm apresenta um corpo distinto e uma cor âmbar clara e brilhante, a espuma é francamente exuberante. No nariz inebria com o seu aroma lupulado intenso, a melão maduro e sumarento e é agradavelmente picante, vínica e seca no final. É uma cerveja única nesta composição de sabor. Apesar dos 6,5% ABV, a temperatura de serviço recomendada é 12 ºC, e só assim sentirá todos os seus aromas.
12 Erdinger Pikantus
A Weizenbock da Erdinger! A Erdinger Pikantus combina a suavidade de uma weissbier com a complexidade de uma cerveja belga. Mais forte e delicada que uma Erdinger Dunkel, torna-se uma cerveja muito gastronómica. Perfeita para acompanhar carnes vermelhas com molhos sofisticados e figos secos!
Boas Provas!
Bárbara Pimenta
Co-Founder & Beer Enthusiast