Escolha do SommelierSem categoria

Oude Geuze Boon Black Label: Edição n.º6

Barricas Boon BarrelsAntes de apresentar a cerveja em destaque, a Oude Geuze Boon Black Label Edition n.º 6, é importante apresentar quem a desenhou. Uma figura incontornável e reconhecidamente um dos grandes impulsionadores do revival do estilo lambic e das geuze a que se assistiu na Bélgica no final do séc. XX e que muito contribuiu para a classificação da cultura cervejeira belga Património Imaterial da Humanidade e a sua promoção mundial: Frank Boon.

Frank Boon: uma figura icónica

Frank Boon é definitivamente uma figura de referência em todo o mundo da cerveja, não apenas no mundo das lambic e das geuze!

Com efeito, Boon foi responsável pelo revival destes estilos e é interessante perceber porquê. Nas décadas de setenta e oitenta do séc. XX, com a proliferação da cerveja industrializada e o declínio da cerveja artesanal, a pouca produção e a falta de qualidade destas cervejas quase mataram estes estilos. Os estilos perderam tanto em popularidade quanto em vendas e o mesmo ia acontecendo com o know-how, tão necessário para produzir lambic e geuze de excelente qualidade e em escala.

Frank Boon, um apaixonado por estas cervejas e pela tradição cervejeira belga, enveredou por um caminho radicalmente oposto e muito corajoso à data. Começou a produzir cerveja, praticamente de forma caseira, estudou e aprendeu com os melhores, apostou na qualidade dos ingredientes – dos maltes à fruta utilizada nas suas fruit lambic –  no rigor ao longo processo de produção e com o tempo, dominou, como poucos, a arte do blend.

E, apesar do sucesso na produção e comercialização das suas cervejas, Frank Boon foi ainda mais além e travou uma batalha importante nos anos 90 para proteger a tradição das cervejas lambic. Foi graças a Frank Boon que se definiram legalmente os termos Geuze e Oude Geuze.

Desde 1975, que Frank é dono e administra a Brouwerij Boon diretamente, agora com o apoio dos seus filhos (mas os primeiros sinais da cervejeira datam de 1680, como sendo uma quinta-cervejeira e destilaria na vila de Lembeek, nos arredores de Bruxelas, na Bélgica).

Atualmente é presidente de um grupo formado pelas cervejarias lambic, HORAL, e organiza, com a associação dos Belgian Brewers, o “Belgian Beer Weekend”. Além disso, gere a produção da sua cervejeira em Lembeek, a Brouwerij Boon e o seu foeder tem o maior stock de cerveja lambic em barricas do mundo!

Frank é uma pessoa de relações humanas e amizades longas. Aprendeu muito sobre a arte do blend, especialmente com René De Vits, e estabeleceu uma relação muito estreita com as cervejeiras Palm e Jan Toye.  Este lado muito humano é algo que passou também para os seus filhos – Jos e Karel – que trabalham agora na cervejeira na produção e no marketing e são os nossos parceiros no Syndicato.

Cervejas Boon: o segredo está no blend

As cervejas produzidas por Frank Boon são aclamadas por todo o mundo cervejeiro, pela qualidade dos ingredientes, pelo rigor na produção e, fundamentalmente, pela mestria no blend. A gama Boon inclui, entre outras, a Geuze Boon, a Geuze Mariage Parfait, Framboise Boon, Kriek Boon e a Boon Geuze Black Label, disponíveis no Syndicato.

Oude Geuze Boon Black Label Edition n.º 6

A Oude Geuze Boon Black Label Edition n.º 6 é o exemplo perfeito de como a Boon ultrapassa os limites da cerveja lambic. Resulta do blend de lambic de um, dois e três anos que envelheceu em barricas de carvalho. Apresenta um sabor encorpado e final seco, numa combinação perfeita. Esse final seco mas com um corpo pleno é um grande desafio para o blender e com as suas notas cítricas frescas, a Boon Black Label n.º 6 é uma Oude Geuze muito elegante e suave. Globalmente complexa, são igualmente percetíveis as notas leves da madeira, semelhantes ao vinho, em cima dos toques suaves de azedo que unem os diferentes sabores de uma forma equilibrada.

O resultado final é uma Oude Geuze agradável, complexa e bem equilibrada. É excelente como aperitivo e harmoniza na perfeição com peixes, ostras ou mexilhões. A Oude Geuze Boon Black Label Edition N ° 6 foi engarrafada a 26 de agosto de 2020.

A cerveja pode ser guardada mas, como diz Karel Boon, “Beer is made to be drunk, not to end up in a collection”. Por isso, para os jantares, almoços e encontros de amigos que se avizinham, fica a sugestão!

Pedro Pimenta
Beer Sommelier & Honorary Knight of  The Knighthood of the Brewers’ Paddle