Skip to main content
search
0
Sem categoria

Uiltje, the best f*cking dutch beer!

Uiltje Gama Home Page

First things first: Uiltje lê-se “éltche” ou pelo menos é muito parecido com isso…

A Uiltje nasceu no Haarlem, Países Baixos em 2012 e a missão é praticamente monomaníaca: produzir as melhores cervejas holandesas! É arrojada, sem papas na língua e é reconhecida pelas cervejas altamente lupuladas. Usa apenas lúpulo premium, especialmente o Cascade, de Portland (EUA), que conjuga com sabores pouco ortodoxos como ananás, uvas passas, manga, goiaba, pêssego, noz, pinho, tangerina caramelizada entre muitos outros ingredientes. A coruja (Owl) é a mascote, sempre de língua afiada e sem compromissos.

1 Uiltje Bird of Prey IPA 33 cl

Uiltje Bird of Prey 33 cl + Copo

A equipa da Uiltje tem um imenso orgulho nas suas cervejas lupuladas, e esta cerveja é o cavalo de batalha. A Bird of Prey é a principal IPA do portefólio, com 5,8% é altamente sessionable e foi desenhada para ser muito ‘bebível’, o que, para alguns pode parecer um objetivo muito óbvio, mas é mais fácil falar do que fazer, especialmente com a qualidade e quantidade de boa cerveja que se produz atualmente.

Os três maltes formam a espinha dorsal que sustenta as doses muito generosas dos lúpulos – Simcoe, Chinook, Mosaic e Glacier – e confere-lhe um carácter de biscoito com um toque de caramelo. Nos aromas salientam-se a toranja, a tangerina e frutas de caroço como damasco e o pêssego. O sabor é cítrico, doce, sumarento e frutado, com notas de toranja amarga. É ligeiramente turva.

 

 

2  Uiltje Dr. Raptor Imperial IPA 33 cl

Uiltje Dr. Raptor 33 cl + CopoProduzida pela primeira vez em 2016, esta cerveja foi “redesenhada” mais de uma vez ao longo desde então mas ainda mantém o status de ser a mais lupulada das cervejas da Uiltje com nada menos que 8 variedades de lúpulo.

Esta Imperial IPA contém a maioria das variedades de lúpulo conhecidas: Cascade, Simcoe, Mosaic, Nelson-Sauvin, Chinook, Amarillo, Centennial e Citra e assim, encontramos aromas  de frutas tropicais ananás, toranja, manga e pinho. Uma base sólida de malte Caramel  fornece a espinha dorsal a todos aqueles lúpulos que são equilibrados pela doçura do malte, assim como o considerável teor alcoólico. É translucida e de corpo pleno, apresenta aromas lupulados e na boca toques da casca cítrica do pinho, biscoito, tangerina, caramelo e um aftertaste amargo persistente. Esta é uma daquelas grandes IPAs, muito saborosa e bem equilibrada, que se prestam a se tornar uma espécie de barleywine à medida que as notas do lúpulo perdem alguma da sua expressividade.

 

3 Prima Donna Limoncello Blond

Uiltje Prima Donna Lemoncello 33 cl + CopoEsta divertida cerveja da Uiltje foi recentemente incluída na gama principal e oferece um estilo diferente de todas as cervejas lupuladas pelas quais a Uiltje é conhecida. A cervejeira descreve-a como “refrescante limoncello italiano com alguma antiga tradição belga à mistura”. Para aqueles que não estão familiarizados com o Limoncello, é um licor italiano feito de raspas de limão e grappa ou vodka. É servido antes de uma refeição (aperitivo) ou após a refeição (digestivo). Normalmente é delicioso (se bem que um pouco doce …)

A Uiltje Prima Donna Limoncello é dourada, levemente carbonatada, a espuma é leve e pouco persistente. É realmente muito sessionable e, na verdade, é um cruzamento entre uma Blond e uma IPA com notas cítricas e de limão subtis. É uma ótima cerveja que desafia os estilos tradicionais de cerveja. Subtil, fácil de beber e refrescante.

 

4 Uiltje TRack Down Pale Ale

Uiltje Trackdown 33 cl + Copo

À medida que as tardes ficam mais longas e as temperaturas sobem, procuramos mais cervejas fáceis de beber. E esta cerveja da Uiltje enquadra-se perfeitamente nessa categoria. Descrita como uma ‘suculenta pale ale’, tem na sua base o malte pilsner, trigo e aveia (flocos). Nos lúpulos incluem-se o Mosaic, Amarillo e Centennial.

Há um agradável aroma de frutas cítricas com um toque de ananás, embora o aroma seja mais forte do que no sabor. A cerveja tem um paladar bastante suave e leve, com uma carbonatação moderada e um amargo suave que permanece no retrogosto. Talvez não seja tão suculenta quanto o nome sugere, mas é uma cerveja muito bem equilibrada que é muito fácil para começar uma beer session num final de tarde solarengo.

5 Uiltje Mobster IIIPA 33 cl

Uiltje Mobster IIIPA 33 cl + CopoSó alguém completamente avariado é que se atreve a prová-la (o que diz muito sobre mim…). Segundo os cervejeiros, esta cerveja nasce do caos – o que não é de admirar, conhecendo um pouco da Uiltje – congela para aumentar o grau alcoólico a níveis (quase) nunca vistos e é realmente uma explosão doce de frutas tropicais e repleta de lúpulo americano. A ideia da Uiltje Brewing Co é fechar a gama das IPAs com um estrondo, no entanto, uma cerveja ainda mais forte pode ainda estar para vir. Com a Uiltje nunca se sabe.

Pairing: Presunto Ibérico e e outros petiscos com boa dose (saudável) de gordura que se possam dar bem com o (bom) feitio alcoólico desta Triple IPA.

Espero que a descoberta da Uiltje ou, para quem já conhece, a possibilidade de a ter à distância de um clique, seja uma ótima surpresa e experiência.

Boas Provas  ?

Bárbara Pimenta
Co-Founder & Beer Enthusiast

Deixe um comentário

Seleccione um ponto de entrega