Schneider Weisse: 3 especialidades bávaras

Schneider: Pioneiros das Weissbiers desde 1872

Cada Schneider Weisse é a manifestação da extraordinária mestria dos cervejeiros bávaros na produção de cerveja de trigo: cada cerveja Schneider Weisse é nada mais nada menos do que a interpretação individual de uma aventura de sabor. Ainda assim, vinculada às suas origens bávaras e à Lei da Pureza (“Reinheitsgebot”).

O passado da Schneider Weisse encerra duas histórias fascinantes: a primeira confunde-se com a do duque Maximilian I  e o seu rigoroso compromisso com a produção e divulgação da cerveja de trigo que  levou à fundação da primeira “Weisses Bräuhaus” em Kelheim, na Baviera – onde se situa atualmente a cervejeira da Schneider Weisse. E, uma outra história que, aparentemente, é  totalmente diferente, começa longe de Kelheim e fala-nos de uma família de cervejeiros, os Schneider. Esta família transmitiu a sua preciosa herança de experiência e paixão pela cerveja ao longo de várias gerações e até aos nossos dias.

Fabricar uma excelente cerveja de trigo era já a paixão dos Schneider muito antes de as Weissbiers ganharem reconhecimento internacional como parte integrante da identidade e “savoir vivre” da Baviera. Desde que Georg I. Schneider obteve o direito de fabricar cerveja de trigo em 1872, e foi o primeiro plebeu a receber esse privilégio, que os Schneider criaram constantemente novas especialidades de cerveja de trigo, às vezes contra todas as probabilidades e convenções, independentemente das tendências e com uma coragem persistente. O conhecimento e a experiência adquiridos ao longo de gerações são quase incomparáveis na Baviera, na Alemanha e no mundo.

Onde muitos vêm as restrições da Lei da Pureza Alemã, os Schneider encaram a cerveja de trigo como um fascinante universo de possibilidades, de combinação de ingredientes, sabores, aromas, cores e intensidades. É por isso que apreciam, não apenas todos os diferentes tipos de cerveja de trigo que produzem nos dias de hoje, mas olham também para o futuro com entusiasmo, para todos as novas e excecionais fermentações que ainda estão para ser inventadas no imenso universo da cerveja de trigo!

Nota histórica:

O “Bayrischen Reinheitsgebot” ou “Lei da Pureza da Baviera” foi instituído em 1516 pelo Duque da Baviera Ludwig X e teve como objetivo regulamentar a produção de cerveja. A partir de então, as cervejeiras só poderiam utilizar malte, lúpulo e água na produção de cerveja, ou seja, apenas ingredientes naturais. Já naquela época se sabia que sem levedura não há cerveja, portanto a levedura também integrava a lista dos ingredientes autorizados, mesmo não estando “na letra” da Lei. Apenas em 1918, em Berlim, a lei recebeu o devido valor e foi transformada em “Deutsches Reinheitsgebot” ou “Lei da Pureza Alemã”.

As especialidades da gama Schneider

De toda a vasta gama Schneider Weisse, no Syndicato procurámos trazer-lhe uma seleção de cervejas especiais e premiadas:

Schneider Weisse Hopfenweisse 50 cl: A primeira Colaboração Cervejeira entre a Baviera e Nova Iorque! A Schneider Weisse Hopfweizen Tap 5 é uma nova dimensão da cerveja de trigo. Uma experiência incomparável de degustar uma cerveja, que supera todas as expectativas … lupulada, mas floral, amarga e encorpada, e ainda com um aroma doce de malte – é assim que uma cerveja de trigo multifacetada pode realmente ser . Uma verdadeira delícia com o toque especial da Schneider! E quando se trata de pratos picantes ou chocolates refinados, o “Hopfenweisse” desencadeia nada menos que um agradável tremor dos sentidos.

Schneider Weisse Aventinus Eisbock 33 cl: Magia e alma negra – a cor de mogno, quase preta desta “Eisbock” é muito sensual, fica perfeita se servida num copo de balão. A Schneider Weisse Aventinus Eisbock é produzida recorrendo a um processo de congelação, que segue uma receita especial, através do qual se retira água da cerveja e se chega assim a um corpo macio e elegante, mas ainda assim intenso.  Na boca encontra sabores picantes de ameixa, banana e cravinho com notas de amêndoa amarga e maçapão. É excelente como digestivo, a faz um pairing perfeito com Tiramisu e queijo parmesão envelhecido.

Por fim, uma cerveja da Schneider’s Landbrauerei:

Schneider’s Bayrisch Hell 50 cl: O sabor da Baviera! A Schneider’s Bayrisch Hell é uma cerveja como a sua pátria: tradicional, cheia de carácter e pura. A sua cor dourada é inconfundível, assim como o sabor bem equilibrado e refrescante com os seus aromas florais do lúpulo e subtis notas de malte. O armazenamento mais longo ajuda a cerveja a atingir seu corpo que é harmoniosamente equilibrado. Excelentes pairing para os pratos bávaros típicos, sugerimos carnes frias. Uma Helles tradicional como deveria ser e uma verdadeira Schneider!

Cheers!

Bárbara Pimenta,