Skip to main content
search
0
Escolha do Sommelier

Quadrupel – Um estilo de cerveja complexo, rico e muito belga!

Cervejas estilo Quadrupel

A Profundidade das Belgian Dark Strong Ales

O estilo Quadrupel é uma das expressões mais complexas e ricas das cervejas belgas, e faz parte das Belgian Dark Strong Ale. Caracteriza-se pela sua cor escura, sabores complexos e teor alcoólico elevado, um blend delicioso de maltes, frutos escuros e especiarias. É um estilo rico, complexo e perigoso q.b. dado o elevado teor alcoólico, a escolha ideal para aqueles que apreciam uma cerveja encorpada e intensa.

Características Distintivas do Estilo

As Quadrupel apresentam uma cor que varia do âmbar profundo ao castanho acobreado. O aroma é uma combinação complexa da doçura e qualidade dos maltes, ésteres frutados e notas que podem ser mais ou menos condimentadas. A presença dos maltes, generosos e ricos, aporta aromas e sabores de pão. Os sabores incluem frutas escuras como passas, ameixas e figos, além de caramelo e especiarias subtis, como o cravinho. Apesar do seu perfil rico, o final é geralmente moderadamente seco, o que evita a sensação de beber um xarope.

Exemplos notáveis, disponíveis no Syndicato

Este estilo é bem representado por cervejas como a La Trappe Quadrupel, a St. Bernardus Abt 12, ou a Straffe Hendrik Quadrupel, cada uma oferecendo uma interpretação única das características clássicas deste estilo. Como referimos, estas cervejas são conhecidas pela sua complexidade e a procura a nível mundial é relevante.

Harmonização e Ocasiões de consumo

As Quadrupel harmonizam bem com pratos ricos e intensos, como carnes de caça, estufados, ou sobremesas à base de chocolate. No Natal podem ser excelente pairing para alguns dos pratos mais típicos como o Cabrito e o Lombo assado, o queijo da Serra ou o Bolo Rei. São perfeitas para ocasiões especiais, onde uma cerveja com presença e complexidade pode realmente brilhar.

Considerações Adicionais

Em relação às cervejas de abadia do mesmo estilo, doces e encorpadas, as trapistas tendem a ser ligeiramente mais secas, podem facilmente  tomar o lugar de um digestivo. Tradicionalmente passam por uma segunda fermentação em garrafa e são cervejas são produzidas em quantidades limitadas e altamente valorizadas.

Explore connosco o mundo das Belgian Dark Strong Ale – Quadrupel e descubra porque é que este estilo se tornou um clássico na tradição cervejeira belga.

Boas Provas.

Bárbara Pimenta
Co-Founder & Beer Enthusiast

Deixe um comentário

Seleccione um ponto de entrega