Cervejas que evoluem: Studio Oedipus n.º 35

Este mês dedicamos uma atenção particular às cervejas Barrel Aged e, no Syndicato, temos excelentes exemplos de cervejas Barrel Aged, das mais tradicionais às mais irreverentes. Começámos esta viagem pela Straffe Hendrik Heritage 2019 da Brouwerij De Halve Maan, em Bruges, e vamos agora para Amesterdão, até à Oedipus, de onde vêm propostas arrojadas, de excelente qualidade e bastante divertidas.

“Não há quem não goste de cerveja”

A Oedipus é uma cervejeira artesanal holandesa e foi fundada no norte de Amsterdão em 2012 por quatro amigos. Inspirados pelas cervejas belgas e americanas, começaram a produzir cerveja artesanal em 2009 com o objetivo de levar mais variedade para o mercado cervejeiro holandês.

Ao longo dos anos, experimentaram diferentes lúpulos, estilos de cerveja e ingredientes para produzir cervejas distintas e cheias de sabor.  Sempre muito consistentes na qualidade e no cuidado ao longo de todo o processo de produção. A marca tem uma imagem muito colorida e divertida e brinda-nos com uma gama alargada e inovadora e com várias propostas sazonais.

Dizem os fundadores: “Acreditamos que não há ninguém que não goste de cerveja: se acha que não, é porque ainda não provou sua cerveja. Há tantos estilos diferentes que acreditamos que há uma cerveja para todos e para cada ocasião.”

No Syndicato, partilhamos inteiramente desta opinião! Não há cervejas certas ou erradas, há simplesmente a cerveja certa para cada mood ou ocasião!

Bière de Coupage

Em 2019, estes amigos cervejeiros fizeram um blend a partir de uma grisette* para explorar os efeitos da mistura entre uma cerveja fresca com cervejas envelhecidas. Esta técnica, conhecida como bière de coupage, dá uma nova vida à cerveja envelhecida que por sua vez confere à cerveja fresca paladares e aromas mais complexos.

*A grisette é uma cerveja refrescante, com baixo teor alcoólico, com origem na província de Hainaut, na Bélgica. Estas cervejas têm um corpo leve a médio, são geralmente cítricas, apresentam uma boa carbonatação e são fáceis de beber.

Nesta experiência da Oedipus temos então três partes da grisette e três cervejas envelhecidas: uma triologia de cervejas. A primeira parte desta triologia foi feita entre uma parte grisette e duas partes Berliner Weisse que envelheceu em barricas de vinho tinto. Este primeiro blend deu origem à Studio Oedipus Saison n.º 23. E agora?

Studio Oedipus n.º 35 Saison Barrel Aged

A segunda parte desta triologia é a recém chegada Studio Oedipus nr. 35 Saison Barrel Aged! Uma parte grisette e duas partes de uma Farmhouse|Saison envelhecida em barricas de vinho tinto, é refermentada com brettanomyces e envelhecida em garrafa durante um ano antes de chegar ao mercado. É civilizadamente sour, seca e levemente amarga e os aromas cítricos e de biscoito permitem ainda sentir os aromas vínicos resultantes do seu estágio em barricas de vinho tinto.

Harmoniza com amigos para degustar esta e outras boas surpresas!

Ficha Técnica:

Família: Ale
Origem: Holanda
Estilo: Barrel Aged, estilo base: Farmhouse/ Saison
ABV (Alcohol by Volume): 6.50%
Volume: 37.5 cl
Marca: Oedipus

Notas de Prova:

Cor: Dourada. Turva.
Paladar e Aroma: Aroma cítrico com notas de laranja e limão,  o paladar é azedo mas equilibrado, seco e ligeiramente amargo.
Espuma: Coroa de espuma branca que se dissipa. Carbonatada, Corpo leve.
Copo sugerido: Copo Oedipus.
Temperatura de Serviço: 6-7ºC

Boas provas e divirta-se com estas e outras fermentações!

Bárbara ? Beer
barbara@syndicato.pt