O tempo já começa a aquecer mas a época alta para peixes e mariscos, que são muito mais saborosos nas águas mais frias, ainda não terminou. É muito comum associarmos um prato de camarão da costa cozido a uma lager bem fresca. Mas o pairing entre peixes e mariscos tem um pouco mais que se lhe diga. Tal como a cerveja, peixes e mariscos podem variar significativamente, quer em sabor – desde os mais delicados e suaves até aos mais intensos e salgados – quer em textura, alguns mariscos têm uma textura macia e delicada, enquanto outros podem ser mais firmes e carnudos.
Assim, a cerveja escolhida precisa harmonizar não apenas com os sabores, mas também com a textura dos mariscos. E além disso, a forma como peixes e mariscos são preparados também pode influenciar o pairing com cerveja. Por exemplo, os grelhados podem ter sabores defumados que combinam bem com certos estilos de cerveja, enquanto mariscos cozidos podem exigir uma abordagem diferente de pairing. Sobretudo os que têm sabores delicados e que podem ser facilmente dominados por uma cerveja muito forte ou intensa. Encontrar uma cerveja que realce, em vez de sobrecarregar, os sabores subtis dos mariscos é essencial.
Apresentamos em seguida algumas propostas de pairings entre Cervejas e Peixes e Mariscos.
Bom apetite!
1. Blanche de Namur
Delicadeza e requinte para mariscos suaves
A Blanche de Namur é uma cerveja belga do estilo witbier, conhecida pela sua cor clara, é turva e que revela um bouquet aromático muito delicado. Nos aromas frutados e condimentados encontrará as notas habituais neste estilo, nomeadamente coentros e laranja amarga. Suave e cremosa na boca, é doce e saciante pelo final seco e condimentado.
Harmonização: Bons pairings para estes aromas delicados seriam peixes brancos ou mariscos da nossa costa como camarão, mexilhões e vieiras. Ficará também excelente com saladas frescas de rúcula, agrião, tomate cereja e Queijos suaves, como brie ou camembert e pratos leves de frango ou peixe grelhado, temperados com ervas frescas como coentro e salsa. Nas sobremesas sugerimos torta de limão ou sorvete de laranja.
2. Duvel 666
666 razões para querer beber esta Duvel!
A Duvel 666 é uma cerveja belga do estilo Belgian Golden Strong Ale, conhecida pela sua cor dourada intensa. É leve, expressiva e deliciosamente bebível. Nada menos que 6 variedades diferentes de lúpulo são usadas nesta Duvel 6,66% que, tal como a Duvel clássica, incluindo as nobres e exclusivas variedades de lúpulo Saaz e Styrian Golding. O sabor é equilibrado pela adição de quatro variedades de lúpulo ao mix, que também envolve a técnica de dry-hopping. Refermenta na garrafa. A Duvel 666 apresenta notas frutadas, picantes e um teor alcoólico mais elevado, criando uma experiência rica e encorpada.
Harmonização: Os seus sabores frutados e condimentados complementam os sabores intensos dos frutos do mar grelhados ou defumados. Por isso, a Duvel 666 será uma excelente opção para pratos de peixes mais intensos, como salmão grelhado com molho de mostarda ou atum selado com gergelim.
3. Kasteel Xtra
Lupulos aromáticos para Peixes e mariscos suaves!
A Kasteel Xtra é uma cerveja clara de fermentação alta com baixo teor alcoólico e surpreendentemente agradável! Para esta cerveja Kasteel, o mestre cervejeiro combina maltes extra saborosos com uma dose generosa de lúpulos amargos e aromáticos. Graças ao dry hopping e à fermentação secundária na garrafa, vai desfrutar de um aftertaste extra fino.
Harmonização: Esta cerveja pode ser uma escolha interessante para acompanhar pratos de peixes frescos, sushi e mariscos suaves, como vieiras frescas.
4. Martin’s Pale Ale
Ideal para Fish & Chips!
Uma English Pale Ale tradicional, a Martin’s Pale Ale é sedosa e levemente salgada, com uma cor bronze soberba e notas subtis de caramelo ou mesmo chocolate graças ao malte especial da cervejeira. Enquanto a levedura inglesa confere notas de groselha, os lúpulos ingleses, como o Fuggle e o East Kent Golding, adicionam à Martin’s Pale Ale aromas herbáceos distintivos e quase amadeirados. E. embora o lúpulo esteja muito presente, o amargor é sempre equilibrado e controlado.
Harmonização: Amargor presente, em resultado dos lúpulos ingleses típicos do estilo mas que resultam num paladar muito equilibrado e controlado. Excelente com um queijo Cheddar, Fish & Chips ou Sheppard’s Pie, a típica comida de pub inglês.
5. Erdinger Alkoholfrei
Uma cerveja perfeita para sushi!
A recompensa para um treino intenso ou o desejo de uma refrescante cerveja sem álcool? Com suas propriedades isotónicas satisfaz a sede ainda mais rápido. A Erdinger Alkoholfrei para além de ser um verdadeiro energizante é também baixa em calorias, com apenas 125 kcal por garrafa de 0,5 litro e é produzida exclusivamente com ingredientes naturais.
Harmonização: Produzida de acordo com a Lei da Pureza Alemã, esta cerveja 100% natural harmoniza na perfeição as notas de especiarias dos maltes com as nuances do caramelo e o estimulante amargor dos aromáticos lúpulos, terminando com uma ligeiríssima acidez frutada. Excelente pairing para peixes e mariscos muito suaves e especialmente equilibrada para sushi.
6. Averbode
Excelente para sabores fumados!
Um tributo à história! Produzida em colaboração com a Abadia de Averbode, esta Belgian Strong Ale da respeitada cervejaria Huyghe, é uma cerveja clara, deliciosa, picante no nariz, cítrica e bem carbonatada. Tem um final de lúpulo amargo e fresco que seca os maltes mais doces, tornando-a refrescante e muito drinkable, mesmo com ABV elevado (7,5%).
Harmonização: Perfeita para peixes fumados, desde o salmão ao arenque do norte.
Boas Provas 🍻
Bárbara Pimenta
Co-Founder & Beer Enthusiast