Escolha do Sommelier

Practise What you Preach: Where the Monks meet the Punks!

2022_01_Practice-What-You-Preach_blog2

A La Trappe BrewDog “Practise What You Preach” é o resultado de uma colaboração especial entre La Trappe (Monks) e a BrewDog (Punks). Produzida com a ambição partilhada de mostrar que uma boa cerveja pode ser ótima para o planeta.

BrewDog: Desafia os Limites

A BrewDog é uma cervejeira escocesa, fundada em 2007 por dois amigos, Martin e James. Desiludidos com a industria cervejeira, esta dupla foi corresponsável pela Craft Beer Revolution na velha europa. Com uma expertise incontestada mas uma atitude muito Punk,  foram banidos do Portman Group (grupo comercial de produtores de cerveja do Reino Unido),  e decidiram explorar a Suécia, o João e os Estados Unidos (já a viver a Craft Beer Revolution em todo o seu esplendor).  E há males que vêm por bem, no segundo ano de existência já eram a segunda maior cervejeira escocesa independente!

A missão da BrewDog é tornar cada um de nós um apaixonado por cerveja, explorar os limites da cerveja, por isso, não é de surpreender que tenham lançado a Tokyo, a cerveja mais forte produzida no UK, a Punk IPA – o maior sucesso comercial da marca – ou Tactical Nuclear Penguin, com ABV 32% é a cerveja mais forte alguma vez produzida. Ganharam incontáveis medalhas, como a Medalha de Ouro para a Hardcore IPA no World Beer Cup. A atitude provocadora, com nomes desafiantes – Tactical Nuclear Penguin?! – e design inovador, inspirou milhares de cervejeiros, de Portugal à China.

Hoje em dia, a BrewDog é uma mega conglomerado empresarial com unidades de produção nos Estados Unidos, na Austrália, na Escócia e Alemanha, bares do Brasil à China, um dos quais é alcohol free (Old Street, Londres) e até hotéis, aliás o Doghouse Hotel foi considerado pela Time “one of the top 100 places to stay in the world”. Em 2019 decidiram apostar na sustentabilidade de negócio e,  neste contexto e com a ambição de proteger o planeta – através da cerveja, poi claro – nasce a colaboração com a La Trappe

La Trappe: Taste the Silence

As cervejas La Trappe são produzidas na Holanda, na abadia de Koningshoeven, com todo o rigor e integridade, mas a experiência de degustar uma La Trappe vai muito além de tudo isto. Se saborear com cuidado e atenção, poderá reconhecer o ingrediente vital dos monges de Koningshoeven, o silêncio. Aliás o mote da La Trappe é precisamente “Taste the Silence”! A abadia e a cervejaria de La Trappe não só têm uma história rica, mas são também edifícios muito bonitos que vale a pena visitar.

Berkel-Enschot foi o local onde nasceu a La Trappe e onde fica o mosteiro Trapense “Onze Lieve Vrouw van Koningshoeven”. O mosteiro, fundado em 1881 por uma ordem Trapista refugiada de França, foi construído numa pequena região silvestre, rodeada de pequenas quintas e criações de ovelhas. Para subsistirem, os monges começaram a recuperar e cultivar a terra pouco fértil de Koningshoeven, e tornou-se desde logo evidente que os custos excederiam em muito as receitas da venda dos produtos da quinta e tiveram de encontrar uma solução, especialmente quando mais e mais candidatos pediam a admissão para se juntarem à vida monástica. Quando as atividades da quinta já não supriam as necessidades básicas, o monge superior Nivard Schweykart decidiu começar a produzir cerveja. Este seria o início da única cervejeira Trapista holandesa e que hoje é a fonte de rendimento mais importante do mosteiro. De acordo com os habitantes locais, estas quintas eram chamadas de Koningshoeven – as quintas reais – por terem sido um dia propriedade do Rei Willem II. Por este motivo, este é também o nome do mosteiro.

Practise what you Preach

Produzida na abadia de Koningshoeven, em janeiro de 2021, esta colab La Trappe & BrewDog  foi desenvolvida durante uma degustação matinal na sede da BrewDog em Ellon. É uma fermentação forte, com uns expressivos 10% ABV, que tem nos ingredientes mel de urze escocesa e lúpulos americanos (Simcoe e HBC-692) e os maltes Munich, Pale, Caramel, Chocolate Wheat. O resultado é uma cerveja em tons de rubi que possui aromas de frutos secos e mel de urze muito doce. Toques subtis de frutos cítricos equilibram a doçura do mel e dos maltes.

Por uma boa causa

Parte das receitas revertem para a organização Made Blue, por cada copo de Practise What You Preach são doados 1.000 copos de água potável a países em desenvolvimento. A La Trappe é uma das poucas cervejas trapistas ainda que ainda se produzem atualmente e, para manter o selo distintivo, tem de cumprir as 3 regras essenciais: ser produzida sob supervisão dos monges, dentro de uma Abadia trapista e parte das receitas reverterem para iniciativas de ação social. Como dizem na Abadia “La Trappe is a beer with a heart of work and prayer”.

Ficha Técnica:

Família: Ale
Origem: Holanda
Estilo:
ABV (Alcohol by Volume):
Volume: 37.5 cl
Marca: La Trappe Trappist

Notas de Prova:

Cor: Rubi
Paladar e Aroma: Aromas a frutos vermelhos secos, sabor intenso a maltes caramelizados e mel.
Espuma: Coroa de espuma turva. Corpo pleno.
Copo sugerido: Cálice La Trappe.
Temperatura de Serviço: 8-9ºC

Boas provas e divirta-se com estas e outras fermentações!

Bárbara Pimenta
Co-Founder & Beer Enthusiast