A Quinta de La Rosa
A Quinta de la Rosa, que pertence à família Bergqvist desde 1906, é pioneira na região e famosa pelos seus vinhos e Portos topo de gama. Atualmente tem 55 hectares de vinhas e produz anualmente cerca de 90.000 litros de Vinho do Porto e cerca de 300.000 litros de vinhos de mesa.
Ao longo dos últimos anos os seus vinhos têm continuado a receber pontuações superiores a 95pts nas melhores revistas da especialidade, culminando no convite de se juntarem aos 273 melhores produtores do Mundo na Wine Spectator’s New York Wine Experience.
Porquê a cerveja?
A família Bergqvist, de origem inglesa, tem também nas suas raízes a paixão pela cerveja e considerou estar na altura de criar uma cerveja com o cunho da Quinta de La Rosa. Assim, este é um dos primeiros “casamentos” de sucesso entre o know-how e experiência da produção secular de vinho e a mestria de brewmasters já com provas dadas nalguns rótulos já consagrados das craft beer britânicas.
A cerveja artesanal da Quinta de La Rosa foi criada em 2017 aquando da visita do cervejeiro Richard Naisby, da cervejaria Milton em Cambridge. A ideia era simples e passava pela adaptação do equipamento utilizado para a produção de vinho da La Rosa à produção da primeira cerveja artesanal do Douro. Hoje em dia aquela ideia desenvolveu-se e tornou-se mais ambiciosa.
Queremos aproveitar o raro facto de sermos produtores de vinho e de cerveja combinando décadas de sabedoria e conhecimento na arte de produzir vinhos à recente descoberta da paixão pela produção de cerveja artesanal.
Ao longo do desenvolvimento deste projeto o nosso enólogo Jorge Moreira assumiu uma posição preponderante através da sua imprescindível e valiosa perspetiva.
La Rosa Barrel Aged Imperial Stout 2021
Esta cerveja é única no seu estilo. Envelhecida durante 5 meses em barricas de vinho, a La Rosa Barrel Aged Imperial Stout 2021 é a primeira de uma série de cervejas que combina a mestria vínica da Quinta de La Rosa com a experiência e criatividade do mestre cervejeiro Pedro Lima. Oferece notas generosas de café e caramelo equilibradas por frutos vermelhos e licor de cereja.
Armazenamento e Consumo
Muito parecida a uma garrafa de vinho tinto, esta cerveja deverá ser armazenada num ambiente fresco e escuro. A temperatura perfeita para servir esta cerveja é de aproximadamente 12ºC. É possível que se sinta pequenos sedimentos uma vez que não é refinada nem filtrada. De momento a Imperial Stout já é deliciosa, mas a tendência é para melhorar com o tempo.
Notas de Prova
Tenha como referência a deliciosa La Rosa Stout, mas ainda mais hedonista e com mais estrutura. Escura e fumada, com sabores de chocolate preto e caramelo combinado com café e notas fumadas provenientes do barril de envelhecimento. Com a adição do vinho do Porto LBV 2017 obtiveram-se notas leves e emocionantes de frutas com final de boca longo e suave. É um tipo de cerveja verdadeiramente único que combina de uma forma incrível a criatividade de Pedro Lima, brewmaster, com a precisão de Jorge Moreira, enólogo da Quinta de La Rosa.
Notas de Produção
A La Rosa Barrel Aged Imperial Stout 2021 combina o melhor dos mundos da cerveja e do vinho. O cervejeiro Pedro Lima misturou Maris Otter com 10 outros maltes mais escuros criando assim uma Imperial Stout complexa e deliciosa. Usando as barricas de vinho vazias, colocou-se o Quinta de La Rosa LBV’17. Ao fim de alguns meses retirou-se o LBV das barricas e colocou-se imediatamente a cerveja. Envelheceu por 6 meses enquanto incorporava os sabores da madeira da barrica. O enólogo Jorge Moreira procedeu então à adição do Quinta de La Rosa LBV’17 na cerveja antes de efetuar o engarrafamento.
Boas provas e divirta-se com estas e outras fermentações!
Bárbara Pimenta
Beer Enthusiast & Co- Founder