KEREK – SAYS IT ALL
A VERBEECK – BACK BREWERY remonta ao final do séc. XIX quando se tornou uma das cervejeiras independentes mais queridas do norte da Bélgica. A KEREL, de todo uma marca tradicional é, como dizem os seus Xamans “Untouched by Monks”. Em 1966, depois de décadas de produção, com o advento da cerveja industrial, a cervejeira fechou e não sobrou nenhuma das garrafas originais. Ou pelo menos assim se pensou. Na verdade, sobrou apenas uma garrafa que alguns anos mais tarde foi descoberta nos antigos armazéns da cervejeira. Essa garrafa foi entregue aos “cuidados” de especialistas belgas que conseguiram, quase que como por milagre, recuperar a levedura original. E assim, o ADN da Kerel permanece intacto até aos nossos dias. Uma bela história, não é?
1 KEREL Bière de Garde 33 cl
MALTERNATIVE – DEEP SKY – ROASTY!
A Kerel Bière de Garde é muito maltada, exigente, mas irresistível para o verdadeiro conhecedor de cerveja. Experimente pelo toque de caramelo e renda-se ao carácter complexo cheio de deliciosos paradoxos. Sugerimos harmonização com carnes saborosas e temperadas com ervas frescas e aromáticas.
O processo de produção de uma “bière de garde” (“cerveja para guardar”) é um ainda artesanal, porque se procura uma cerveja que seja simultaneamente rica e de corpo pleno; limpa e terrosa; forte e refrescante. Ainda bem que KEREL tem muita experiência em combinar músculos, beleza e um caráter complexo!
2 KEREL Dark IPA 33 cl
DREAMY – SWEET JESUS – ALL THE WAY UP
A Kerel Dark Ipa combina o melhor de dois mundos: o aftertaste adocicado de uma cerveja escura com o toque amargo do lúpulo e o final leve de uma IPA.
Com 54 IBUs a Kerek Dark Ipa é muito lupulada e tem um elevado teor alcoólico, apesar de partilhar o ADN com sua irmã IPA mais clara. A cevada torrada e maltada confere-lhe uma cor mais escura, como uma stout ou uma porter, o que também intensifica os sabores. É rica, lupulada e adocicada, mas ainda assim com uma leveza que surpreende.
3 KEREL Grapefruit IPA 33 cl
FORBIDDEN FRUIT – ZESTY BRIGHT – CHARMING!
A Kerel Grapefruit Ipa é muito democrática e um verdadeiro prazer para todos. É perfeita para qualquer momento ou refeição, graças ao seu sabor arrojado de toranja, caráter azedo e levemente lupulada. Mood & Pairing: harmoniza com qualquer refeição e momento!
Segundo a Kerel, a diferença entre beber uma cerveja com sabor de fruta e uma cerveja de fruta é a diferença entre comprar uma boneca insuflável (ou um dispositivo a pilhas) e encontrar o verdadeiro amor ?. Não se fique por cópias foleiras e beba “the real thing”: uma cerveja cujo mosto é misturado com polpa de toranja para permitir que o açúcar fermente e deixe na cerveja os seus delicados aromas tropicais.
4 KEREL Kaishaku 33 cl
BANZAI – BURSTING – OUTRé!
A KEREL Kaishaku é belga de coração mas com um twist japonês e com os seus 15% AVB representa o ritual suicida japonês, seppuku ou haraquiri. Os Brewmasters da KEREL usaram, para além da levedura original, uma levedura mágica desenvolvida a partir do saquê japonês que permitiu trabalhar com um teor alcoólico “ligeiramente” mais elevado. São só 15% ABV que, combinados com o uso de variedades específicas de lúpulo, criam um sabor frutado e lupulado incomparável e picante na boca. Pairing: Sugerimos um queijo Brie ou um Serra da Estrela DOP.
Um pouco de história: No ritual suicida japonês conhecido por seppuku ou haraquiri, o kaishakunin era um espadachim experiente que infligia um único golpe final naquele que cometeu o seppuku por honra. O golpe final é feito cortando a cabeça com a ajuda de uma espada de samurai e o papel do kaishakunin era principalmente poupar a um sofrimento excruciante a pessoa que cometeu o seppuku mas também os espectadores de assistirem à morte lenta e dolorosa que resulta de cortar e abrir a barriga com um tantō, wakizashi ou com um simples punhal.
5 KEREL Saison 33 cl
FLOWER POWER – YOUR EX (BITTER) – CRISP!
Toda a gente sabe, da formiga à cigarra, que o verão se prepara no inverno e o mesmo é válido para o complexo corpo de sabores desta cerveja. Tradicionalmente, as cervejas Saison são produzidas durante o inverno e saboreadas durante a primavera/verão. Tipicamente é uma cerveja muito frutada com notas terrosas e uma leve acidez.
A versão VBDCK é isto tudo e, para além de um caráter bastante seco e amargo médio, é perfeitamente adequada ao tempo que começa a aquecer.A Kerel Saison é refrescante e perfeita para matar a sede nos dias quentes. Na sua produção são usados diferentes tipos de lúpulo e maltes que mostram as suas diferentes matizes de aroma e sabor a cada gole. É seca e amarga q.b. muito frutada e excelente para preparar os co(r)pos para o verão, dizem.
A KEREL em Portugal
A KEREL chega a Portugal pela mão da DCN Beers e, assim, garantimos que a cerveja é devidamente preparada para exportação e é rastreada pela cervejeira, chegando o mais fresca possível a sua casa!
Boas provas! ?
Bárbara Pimenta
Co-Founder & Beer Enthusiast