Uma cerveja bem servida é um prazer para os sentidos! E a arte de servir uma cerveja não é propriamente física quântica, basta seguir algumas diretrizes simples mas, como em tudo, a prática faz a perfeição!
1 Temperatura
Adotamos uma “regra de bolso” em que a temperatura de serviço é semelhante ao grau de álcool da cerveja. As cerveja mais alcoólicas, deverão ser apreciadas a temperaturas mais elevadas de modo a poderem-se identificar todos os aromas e paladares que, a temperaturas mais baixas, poderão ficar retraídos. Cervejas com grau de álcool inferior a 5% ABV deverão ser servidas a 4ºC, e aplicamos a mesma sugestão de temperatura para as sidras e cervejas sem álcool. No final, considere também o seu gosto pessoal, pois a experiência é única e deve ser adaptada a cada apreciador.
2 Copo
O ideal é ter o copo adequado a cada estilo de cerveja pois, na maior parte dos casos, foram desenhados tendo em conta as características específicas do estilo e da cerveja em particular. Assim, os aromas e a espuma são potenciados e até a temperatura ideal é atingida e/ou mantida por mais tempo.
Caso não seja possível usar o copo da marca, elegemos como copo de serviço para quase todas as cervejas, o copo de vinho branco com um pé médio-alto e bocal ligeiramente mais fechado. Na maioria dos casos, o copo deve estar à temperatura ambiente ou refrigerado, mas nunca congelado.
O copo deve estar perfeitamente limpo, sem poeiras, resíduos ou marcas. Se apresentar manchas, rejeite-o. Antes de servir, pode passar o copo por água fria e deixá-lo secar num escorredor apropriado que deixa circular o ar. Caso opte por secá-lo com um pano, use os de microfibras para não deixar quaisquer vestígios. O detergente deve ser neutro e sem óleos.
As famosas “bolhas” da cerveja são menos densas que o líquido e por isso flutuam até à superfície. Quando ficam retidas na lateral é sinal de que o copo não está bem lavado e as bolhas de dióxido de carbono estão retidas na sujidade. Há que lavar novamente, em casa ou no bar. Especialmente no bar, uma boa forma de o serviço melhorar é sendo exigente no modo com a cerveja é armazenada e servida.
No Syndicato, encontra Copos, Cálices e Flutes para os principais estilos de cerveja.
3 Serviço
Sirva a cerveja no copo com uma inclinação de aproximadamente 30º graus para provocar o crescimento da espuma. Faça uma pausa a cada terço da garrafa de modo a solidificar a espuma e termine de servir já com o copo na vertical. O objetivo é ter, pelo menos, 3 a 4 cm de espessura na coroa de espume. Isto é particularmente importante nas Weissen e ales belgas. Verifique se há depósito de levedura no fundo da garrafa e retenha-o. Note, porém, que alguns estilos, como por exemplo as Weissbier, são tradicionalmente servidos com o depósito de levedura, “desperte-a”, rodando, girando e virando a garrafa.
4 Brinde
Admire a cor da cerveja, a vida no copo e a coroa de espuma, cheire e sinta os aromas e…brinde!
Aprecie, desfrute e descubra tudo o que uma cerveja tem para lhe oferecer!
Um abraço,
Pedro Pimenta
Co-Founder & Beer Sommelier
boas, pedir uma cerveja em garrafa em qualquer estabelecimento será ou nao obrigatorio abrir a mesma junto ao cliente SIM ou NAO, obr.
Abrir a cerveja na frente do cliente pode transmitir confiança e garantir que o produto não foi adulterado, além disso o ritual do serviço da cerveja pode tornar a experiência mais interessante. Veja-se o caso da Weissbier.
No entanto, em locais muito movimentados isso pode não ser possível, o que é compreensível. Ou seja, não há uma regra rígida e depende também da experiência que o Bar ou Restaurante pretende e pode proporcionar aos seus clientes.