Esta não é uma escolha comum, a Erdinger Weissbier Hell é muito possivelmente a cerveja de trigo (weizen=trigo e bier…) mais consumida no mundo e seria uma escolha certamente tão sólida quanto esta mas talvez menos surpreendente.
Um pouco de história, a Erdinger antes de ser alemã é uma cervejeira bávara, da cidade de Erding no sul da Alemanha. É hoje em dia a maior produtora de cerveja de trigo do mundo, foi fundada em 1886, por Johann Kienle, e desde 1975 que é liderada por Werner Brombach. É uma cervejeira cujos valores fundamentais são a tradição e a qualidade, faz algumas das melhores weizen (cerveja de trigo) do mundo. Aliás, para muitos Erdinger é sinónimo de Weissbier!
A Erdinger Pikantus é a Weizenbock da Erdinger, combina a suavidade de uma weiss com a complexidade de uma cerveja belga. As cervejas deste estilo, as Weizenbock, são cervejas ale de trigo, há versões mais claras e outras mais escuras, como é o caso. Estas, são bem maltadas e, no geral, são também cervejas frutadas e mais fortes e encorpadas do que as dunkles weissbier, um estilo com perfil de aroma paladar e aroma próximo. As leveduras contribuem para um caráter atenuado de banana, cravinho e baunilha e nas mais cervejas escuras sente-se o aroma a ameixa e cravinho.
Nesta Erdinger, o paladar é elegante e forte com notas de toffee, caramelo e café e o final seco, a espuma espessa é duradoura. Com 7,3% de ABV (álcool por volume) é uma cerveja muito gastronómica! Perfeita para acompanhar com figos secos ou ovos moles de Aveiro!
Prost!!!
Bárbara ? Beer
barbara@syndicato.pt